segunda-feira, maio 26, 2008

2 meses depois... AQUI ESTOU EU!!!!

Primeiro queria pedir desculpas pelo atraso mas a minha vida deu umas quantas voltas... Mas estou a começar a organizar-me melhor, portanto acho que agora e uma questao de tempo! :)
Antes de mais, tenho de cumprir a promessa: Bem, sim... As fotografias do Spa...

Primeiro a paisagem...


E excelente "ter de passear" de um lado para o outro para mudar de pavilhão... :)



A minha amada fonte de quanto tenho de fazer fins de semana... E simplesmente perfeito estar a almocar ou mesmo a fazer tempo a ouvir a água... Que saudades do meu mar!


A entrada para a recepção do Spa.


E segue-se trabalho... Antes de mais desde já corrijo-me: eu chamo ao local de Spa pois o nome do Msene lazne. Por tradução literal, seria a Fonte de Msene. O facto é que sabem que no passado a maior parte da reabilitação era feita através dos banhos ou Spas. Este local foi recentemente reconstruido e transformado num Centr de Reabilitação, não perdendo a sua componente de Spa, dado que os banhos de imersão quentes ainda têm muito peso na cultura dos checos (vai-se la saber porque...). Bem, é quentinho, é bom e depois está-se bem relaxadito... Mas considerar isso como parte crucial do tratamento... Pelo menos não são os fisioterapeutas a fazer essa parte (quer dizer, era o que faltava...) Bem, se eu começasse a falar do que não gosto acabava com o limite de caracteres do blogger... mas nem tudo é mau! :) Há muito de BOM neste Spa!


Esta é a entrada para o centro de Fisioterapia: "Vitkov"! Aqui estão os fisioterapeutas nos seus gabinetes (se me quiserem visitar estou no 6... eheheh)... Tratamentos individuais de 30 minutos! "Balneo" ou A piscina... tanta complicação que já me deu e ainda me vai dar! primeiro era o facto de eu não poder estar dentro de água... Mas agora já posso! :) E porque é que aidna tenho problemas? Porque a água em média por semana ronda os 28º (por vezes 25) e, tendo em conta que se quer tirar partido das propriedades da água, é complicado de se trabalhar quando se está a tiritar o dentito. Para não falar da não existencia de uma categorização das classes por idades ou patologia... É simplesmente tudo ao molhe e fé em sabe-se lá quem! Ai ai, veremos como é que os futuros episodios decorrerão...
"Telocviceni" ou ginásio onde decorrem as classes de movimento. Estas sim estão categorizadas por patologia e grau de funcionalidade. :)

Uma das coisas que me fazem mais confusão é o facto de que, tanto a piscina quanto o ginásio são efectuados tanto por auxiliares quanto por fisioterapeutas. O que confunde um pouco as coisas e me faz arrepiar quando me tratam por sestricka (enfermeira). A verdade é que a Fisioterapia aqui, muito deve às enfermeiras de Reabilitação porém, detesto passar por enfermeira... minha rica fisioterapia! E verdade que no inicio bem tentava corrigir para que me tratassem por Fisioterapeuta mas a verdade é que esta tão entranhado que ultimamente não tenho corrijido... mas ainda não desisti! :)

Outra coisa que me faz arrepiar é que o uniforme das enfermeiras e das Fisioterapeutas é branco. Felizmente o das auxiliares é amarelo o que dá para diferenciar porém, perdoem a minha má lingua mas não tenho visto grande diferença entre as enfermeiras daqui e as auxiliares de fisioterapia. (ia morrendo quando soube que as enfermeiras não precisam de curso superior para exercer!!! e pronto, um curso de 1 anito e já dão injecções e reabilitam... sim!!! espantem-se... Todas as minhas colegas eram antigas enfermeiras de reabilitação que hoje são fisioterapeutas sabe-se lá como! Mas tenho de admitir que elas dão valo à formação e vai na volta são bem melhores do que algumas pessoas com curso... por outro lado ve-se com cada coisa... Ai o limite de caracteres do blogger... lol)

Bem, meninos por hoje é tudo... não foid esta que coloquei fotos do meu gabinete... Depois mostro-vos o meu cantinho! :)

Muitos abracos cheios de carinho e saudades!

Aline ;)


1 comentário:

Anónimo disse...

prima linda ve se poes fotos do teu gabinete pois quero ver tudddooo...lol Continuo a gostar muito de ler o teu blog ve s vais escrevendo mais...beijos saudades raquel